Planejamento

Momento em que são definidos os temas, parcerias, programação, indicadores sociais, públicos que serão envolvidos, fontes de financiamento, logística, formalização da Semana do Bebê, etc.


•    Primeiro Passo: Definir a comissão organizadora    
Esse grupo de trabalho terá por objetivo organizar Semana do Bebê.  Podem fazer parte do grupo o prefeito ou seu representante; secretários municipais de Saúde, Educação e Assistência Social; representantes da universidade ou instituição de ensino do município, professores, representante do Conselho da Criança e do Adolescente, representante de adolescentes, entre outros. A comissão também é responsável pela escolha do tema que será abordado na Semana.


•    Segundo Passo: Levantar os indicadores do município
Realizar levantamento sobre os principais indicadores educacionais, sociais e de saúde do município relacionados à primeira infância e que serão divulgados e discutidos durante a Semana do Bebê. Com base na situação da primeira infância no município, o poder público deve estabelecer metas a serem alcançadas para o ano seguinte, cujos resultados serão apresentados na próxima Semana do Bebê.


•    Terceiro Passo: Estabelecer parcerias
Estabelecer parceiras para o apoio e colaboração na realização de atividades do evento: poder legislativo, setor empresarial, ONGs, estabelecimentos de ensino, entidades eclesiásticas e religiosas, entidades de classe, meios de comunicação, associações de bairro, artistas locais, grupos de jovens.


•    Quarto Passo: Levantar custos
Realizar levantamento das despesas envolvidas com a realização do evento e possíveis fontes de recursos financeiros para sua execução.


•    Quinto Passo: Definir estratégia de comunicação
Definir o responsável por atividades de divulgação da Semana do Bebê, enviar convites, confirmar presenças, receber a imprensa e demais ações de comunicação. O município pode seguir a identidade visual proposta pelo UNICEF aos municípios utilizando o Kit de Comunicação que pode ser solicitado aqui. O kit apresenta sugestões de peças de comunicação e uma gravação para spot de rádio com a voz do ator e Embaixador do UNICEF, Lázaro Ramos, que pode ser adaptada para cada evento.


•    Sexto Passo: Definir a programação
Definir a programação da Semana do Bebê incluindo atividades de formação que garantam o investimento a a qualidade das políticas públicas para a primeira infância, promovam o vínculo mãe-bebê e cuidador-bebê; que estimulem o desenvolvimento das capacidades motora, cognitiva, social e afetiva da criança e a garantia integral dos seus direitos. A programação deve contemplar o envolvimento da comunidade nas áreas urbana e rural de forma lúdica e participativa.


•    Sétimo Passo: Tornar política pública    
Buscar, junto às autoridades municipais do poder executivo e legislativo, a oficialização do evento por meio de lei que torne a Semana do Bebê parte do calendário oficial de eventos do município.